domingo, 10 de maio de 2009

Arquivo-X


Arquivo X, como outras séries de ficção científica que surgiram nos anos 1990, apresentava como pano de fundo uma mitologia que foi sendo desenvolvida até o final do programa. Mas ela se destacava por ser tão complexa que o resultado fascina ainda hoje. Abaixo, veremos alguns dos pontos principais da Mitologia de Arquivo X:

A série começou timidamente, com os agentes Mulder (David Duchovny) e Scully (Gillian Anderson) fazendo investigações sobre fatos bizarros ou inexplicáveis sem conexão uns com os outros, mas o criador Chris Carter não demorou para introduzir os primeiros elementos de uma mitologia própria.

Na primeira temporada nos é apresentada a conspiração do governo secreto, que bem mais tarde descobre-se pretender ajudar os aliens a colonizar (na verdade, invadir) a Terra, e o caso do misterioso desaparecimento de Samantha Mulder, que teria sido abduzida pelos aliens. Também foram introduzidos os Pistoleiros Solitários, um trio que vai ajudar muito a dupla do FBI, e desvendará muitos segredos no processo.

Na segunda temporada surge o arco da abdução de Scully, pelo governo secreto. Mais tarde descobre-s que foram feitas experiências com ela, que lhe impedem de ter filhos, e ela contrai câncer. Além disso foi nela implantado um chip que pode controlá-la, como é visto no quinto ano. O chip teria curado seu câncer. Também é nessa temporada que aparecem os clones de Samantha Mulder e os caçadores alienígenas.

No terceiro ano, descobre-se sobre os experimentos para a criação de híbridos humano-alienígenas, e os conspiradores (o Sindicato) acabam tendo sucesso, como é visto no sexto ano, quase desencadeando a colonização. O "óleo negro" também surge nesta temporada, e no longa metragem descobre-se que este é apenas um dos estágios pelos quais os aliens passam, que seriam: vírus alienígena, óleo negro, alien malvado e alien cinzento.

No quarto ano surge o câncer de Scully e a suspeita de que a irmã de Mulder foi seqüestrada pelo governo secreto. Uma nave alienígena supostamente teria sido abatida pelo governo, e arqueólogos teriam descoberto restos congelados de vida alienígena.

No quinto ano, fica evidente que os seres sem face são inimigos dos conspiradores e surge Cassandra Spender (mãe de outro agente do FBI, Jeffrey Spender), que fora seqüestrada (abduzida) várias vezes pelo governo. Ela seria o primeiro híbrido humano-alienígena.

• O longa metragem plantou diversas dúvidas quanto à natureza dos aliens, confundindo muita gente, principalmente por mostrar que o "óleo negro" passou por uma transformação. Um amigo do pai de Mulder mostra que a conspiração já estaria sendo desenvolvida desde os anos 40, e que existe um plano para infectar a população com o vírus alienígena, através de abelhas modificadas geneticamente. Muitos órgãos do governo estariam envolvidos. Descobre-se que os aliens já tentaram colonizar o nosso planeta, na ultima era glacial (12.000 anos atrás), mas foram detidos pelo nosso clima. Alguns permaneceram em hibernação, em diversas regiões. O Sindicato estaria colaborando com os aliens na colonização para terem acesso ao vírus alienígena, e poder criar uma vacina em segredo.

O sexto ano começa com Jefrey Spender e Diana Fowley assumindo o Arquivo X, somente para não continuar as investigações de Mulder. Cassandra reaparece dizendo que a colonização vai começar, se ela não for morta. Muitos líderes do Sindicato são mortos pelos seres sem face, incluindo Cassandra. O Sindicato era, a princípio, um grupo formado em 1947 que respondia ao Departamento de Defesa, devido ao incidente Roswell. Mas em 1973 eles fizeram uma aliança com os aliens cinza, onde criariam híbridos humano-alienígenas para o processo de invasão. Foi nesta época que o Sindicato rompeu os laços com o Departamento de Defesa, tornando-se independente. Scully vai até a África, onde foi encontrada uma nave alienígena, e nela encontra transcrições da Bíblia e textos sagrados de outras religiões, algo que deixou a agente perplexa.

Na sétima temporada surge a revelação de que o canceroso, pai do agente Spender, também seria o pai de Mulder, mas ela ficou no ar, sem ser confirmada. No final desta temporada Mulder é abduzido, e na seguinte descobre-se que isso ocorreu apenas com humanos que tiveram sua atividade cerebral alterada.

Na oitava temporada surgem os soldados híbridos humano-alienígenas (os "supersoldados"), que definitivamente não se encaixam na mitologia mostrada até agora. Eles estariam em atividade pelos menos desde a Guerra do Golfo (1990/1991). Nasce o bebê de Scully, que supostamente seria o salvador da humanidade, e tanto os conspiradores humanos quanto os aliens estão preocupados com o surgimento dessa criança, que demonstrou ter habilidades de telecinésia.

Na ultima temporada, se descobre que algo no território dos extintos índios anasazi é letal para os supersoldados que surgiram na temporada anterior. Estes novos aliens e o bebê de Scully foram o centro desta temporada, embora os agentes Dogget (Robert Patrick) e Reyes (Annabeth Gish) tenham tido algum destaque.

A complexidade inerente à trama de fundo de Arquivo X, entre outras dificuldades, acabou em alguns momentos complicando a vida de Chris Carter e os roteiristas da série, deixando alguns furos na mitologia. Por exemplo, os caçadores alienígenas e os seres sem face, que sumiram sem explicação. Outro fato em aberto é se o canceroso é mesmo o pai de Mulder. Algo estranho são as múltiplas funções do chip implantado em Scully. Mas o grande responsável pela bagunça, que surgiu da sétima temporada em diante, foi David Duchovny, que inventou de sair da série, depois mudou de idéia e acabou saindo definitivamente no começo do último ano. A carreira dele no cinema é o que se pode chamar de esquecível, mas sua atuação em Arquivo X foi incrível, de acordo com boa parte dos fãs.

De qualquer modo Chris Carter criou uma mitologia interessante, que mesmo com alguns furos não estraga o quadro geral, que é fantástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário